Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
STF vota fim da proibição de doação de sangue por homossexuais
Jovem é agredido e ameaçado de morte, em festa, por ser homossexual
Dragon Ball Super: Elenco fala sobre possibilidade de Whis e Bills serem gays
Doação de sangue e o Supremo: saúde e igualdade
Frota perde ação, diz que juiz é do movimento gay e “julgou com a bunda”

EUA: Senado de New Jersey legaliza casamento homossexual

14/02/2012:

 

 Mesmo se aprovada na câmara, governador republicano promete vetar legislação

 

Ainda que o governador republicano Chris Christie insista no veto da legalização do casamento gay, o senado estadual de New Jersey, nos EUA, aprovou a nova legislação nesta segunda-feira (13/02). Com 24 votos a favor e 16 contra, a medida segue agora para a Câmara dos Deputados do estado, onde deve ser aprovada na próxima quinta-feira (16/02).

 

Em 2010, o projeto de lei havia sido rejeitado pelo senado de New Jersey com 20 votos contrários e apenas 14 favoráveis. Os debates no legislativo estadual mudaram sua tendência apenas depois que o presidente do senado, o democrata Stephen Sweeney, mudou seu posicionamento e passou a considerar a questão uma prioridade. Para ele, esse tipo de reivindicação “significa que o mundo não está mudando”, mas, sim, que “ele já mudou”.

 

Em meio à votação, dois democratas e dois republicanos desobedeceram às diretrizes de seus partidos. A senadora republicana Jennifer Beck, por exemplo, votou pela legalização dessa união alegando que os EUA foram estabelecidos “para garantir a liberdade de todos”.

 

Seis estados norte-americanos e a capital, Washington D.C, já legalizaram o casamento gay. O estado de Washington, por sua vez, será incluído na lista a partir dessa segunda-feira (13/02), quando a Governadora democrata Christine Gregoire promulgará a legislação aprovada no início de fevereiro.

 

Embora já tenha anunciado seu veto no último mês de janeiro, o governador Chris Christie disse que defende proteções legais para os casais gay. Len Deo, presidente do Conselho de Políticas para a Família de New Jersey, reforçou sua oposição ao casamento gay e classificou a votação como “um exercício de futilidade”. Agora, o governador Christie planeja adotar a mesma estratégia dos republicanos derrotados no estado de Washington e submeter a questão a um referendo.

 

Ativistas da causa gay, contudo, opõem-se a uma consulta popular e interpretam a estratégia do governador como uma “terrível” campanha conservadora. Eles argumentam que essa é uma questão de direitos civis, que, portanto, não deve ser levada à população como forma de preservar os interesses de um grupo minoritário.

 

Se Chris Christie vetar a medida, o legislativo terá até janeiro de 2014 para reverter a decisão. Para tanto, a bancada favorável à união homossexual precisará de dois terços dos votos tanto na Câmara Estadual quanto no Senado.

 

Também em entrevista ao Huffington Post, o senador democrata Raymond Lesniak disse que se todos os legisladores votassem com consciência e não cedessem a pressão política, haveria votos suficientes no senado para evitar um veto do executivo.

 

Opera Mundi

 

Comente esta matéria
Título: EUA: Senado de New Jersey legaliza casamento homossexual
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
Não há comentários.