Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
STF vota fim da proibição de doação de sangue por homossexuais
Jovem é agredido e ameaçado de morte, em festa, por ser homossexual
Dragon Ball Super: Elenco fala sobre possibilidade de Whis e Bills serem gays
Doação de sangue e o Supremo: saúde e igualdade
Frota perde ação, diz que juiz é do movimento gay e “julgou com a bunda”

Washington: opositores tentam referendo contra casamento gay

14/02/2012:

 

 

WASHINGTON - A governadora de Washington, a democrata Chris Gregoire, assinou a lei que legaliza o casamento homossexual, aprovado pelo Senado estadual no dia 1º deste mês. O estado torna-se, assim, o 7º a aceitar a união entre pessoas do mesmo sexo, que deve entrar em vigor em 7 de junho. Pessoas contrárias ao tema, porém, já realizam manobras em diversas frentes para recorrer contra a lei e já começou a recolher assinaturas para a realização de um referendo.

 

A governadora assinou a lei ontem, afirmando que era um dia "que os historiadores lembrarão como um marco da igualdade de direitos", um dia em que foi feito o que é certo e justo. Centenas de partidários do movimento gay e cerca de 40 legisladores do Senado e da Câmara acompanharam a cerimônia. Em Washington, há uma campanha de apoio ao casamento gay realizada pela coalizão Washington United for Marriage. Formada em novembro de 2011, ela fez lobby para que a lei fosse aprovada e para ser contrária a qualquer referendo que a atrapalhe.

 

Mas o grupo conservador Preserve Marriage Washington já apresentou a proposta de Referendo 73, que pode postergar a entrada da lei. Caso consiga mais de 120.577 assinaturas, a lei terá que ser novamente votada em novembro. O movimento tem o apoio do grupo National Organization for Marriage, que se envolveu na revogação das leis na Califórnia e no Maine. Outro grupo também afirmou, no início da sessão no Legislativo, que vai batalhar para que a nova lei pode ser revogada.

 

- Acredito que, no fim das contas, as pessoas vão preservar o casamento - disse Joe Fuiten, pastor da Cedar Park Church, em Bothell.

 

Rick Santorum, pré-candidato republicano à Presidência, estava na cidade na segunda-feira conversando com legisladores e eleitores conservadores. Ele é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e encarojou os grupos opositores a continuar lutando.

 

- Em toda batalha existe altos e baixos, e esta não é a palavra final - lembrou.

 

O casamento homossexual é legal nos estados de Nova York, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Washington. O próximo estado a decidir o tópico será Nova Jersey, cuja votação será na quinta-feira. O governador do estado, o republicano Chris Christie, já adiantou que vai vetar a lei.

 

 

 

Comente esta matéria
Título: Washington: opositores tentam referendo contra casamento gay
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
Não há comentários.