Filmes com lésbicas se destacam nos cinemas
10/03/2008:
Em 1929, duas atrizes quebraram tabus e protagonizaram o primeiro beijo entre mulheres do cinema no filme alemão Mädchen in Uniform. Desde então, o relacionamento entre pessoas do sexo feminino vem sendo explorado das mais diferentes formas.
Alguns longas, como Segundas Intenções (1999) e Garotas Selvagens (1998), não se aprofundaram no assunto, mostrando apenas cenas de beijo entre duas mulheres. Outras produções, no entanto, foram além e mergulharam no tema, trazendo detalhes dos relacionamentos lésbicos.
Aproveitando o assunto, jornalista Denerval Ferraro Jr., da revista Época, fez uma lista com os dez melhores filmes com lésbicas, que inclui o brasileiro Vera (1987), de Sérgio Toledo.
Confira abaixo a lista dos longas:
1) Meninos Não Choram (1999) O filme, que deu o Oscar de Melhor Atriz de 2000 à Hilary Swank, conta a história de Brandon Teena, uma mulher que escolheu viver como homem e sofreu conseqüências trágicas por essa opção. Baseado em fatos reais.
2) Corações Desertos (1985) A produção de Donna Deitch fala sobre uma professora (Helen Shaver) infeliz em seu casamento que acaba se envolvendo com uma mulher mais jovem (Patricia Charbonneau). Com o tempo, as duas passam de amigas à amantes.
3) Fome de Viver (1983) O longa de Tony Scott, que traz Catherine Denueve e Susan Sarandon no elenco, se tornou um ícone da década de 1980. Por meio de uma história de vampiros, é mostrada a relação da elegante vampira Miriam (Catherine) com a dra. Sarah Roberts (Susan).
4) Ligadas Pelo Desejo (1996) Em seu longa, os irmãos Wachowski, de Matrix, mostram o relacionamento perigoso de Violet (Jennifer Tilly), mulher de um chefão da máfia, com a ex-presidiária Corky (Gina Gershon).
5) O Par Perfeito (1994) Considerado um clássico entre os gays, o longa de Rose Troche é drama cômico-romântico em preto-e-branco. Nele, um grupo de amigas de Nova York resolve dar uma de cupido e juntar duas solteiras.
6) As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant (1972) O drama de Rainer Werner Fassbinder retrata a relação de amor intensa entre a estilista de sucesso Petra von Kant (Margit Carstensen) e a aspirante à modelo Karin (Hanna Schygulla). O longa foi adaptado de peça do próprio Fassbinder. No Brasil, ganhou versão para os palcos estrelada por Fernanda Montenegro e Renata Sorrah.
7) Notas Sobre Um Escândalo (2006) Indicado a quatro Oscars, o filme mostra a obsessão da professora veterana e solitária Barbara Covett (Judi Dench) com a nova professora da escola de arte onde trabalha, a despojada Sheba Hart (Cate Blanchett), casada e mãe de dois filhos.
8) As Horas (2002) O filme de Stephen Daldry conta três histórias sobre três mulheres em tempos diferentes. Em uma delas, Nicole Kidman vive a atriz Virgínia Wolf, que passa por uma terrível depressão e se percebe lésbica. Em outra, Meryl Streep interpreta a editoria Clarissa, em crise com sua namorada de dez anos. Juliane Moore, por sua vez, dá vida a uma dona de casa cansada com suas obrigações.
9) Aimée e Jaguar (1999) O drama se passa na Segunda Guerra Mundial e mostra história de uma grande paixão vivida por duas mulheres. Uma delas é uma jovem de origem judaica que vive com nome falso, enquanto a outra é uma dona de casa frustrada e carente.
10) Vera (1987) O filme de Sérgio Toledo é baseado na vida de Sandra Mara Herzer. A rebelde Vera (Ana Beatriz Nogueira) vai parar na Febem, onde adota uma postura masculina e o nome Bauer. Ana Beatriz ganhou o Urso de Prata em Berlim em 1987 por sua atuação.
JB on Line
|
 |
|
 |
Comentários |
10/03/2008 23:24: Lúcia - RO |
achei legal encontrar um site baseado em filmes de homossexual feminino, valeu
|
|
28/10/2008 09:48: maria b. fernandes - SP |
adorei esta matéria, era algo assim que estava procurando.
se possível,gostaria de mais indicações. bjs.
|
|
31/01/2009 17:11: Sandra - SP |
gostei, pois falta muita informação para o publico gay, gostaria que falasse sobre perssonagens importantes da historia e evolução das mulheres no mundo cientifico e politico no mundo.
|
|
09/02/2009 18:43: luciene cristina de almeida - MG |
só sei que eu quero ser feliz nao me importo com os outros nem suas opinoes
|
|
28/10/2009 13:31: dalila - MG |
Como cinemática,eu adorei o site,pois mostrara a variedade de filmes q muitas vezes ñ são encontrados em locadoras.
|
|
03/10/2010 00:10: elizabeth nogueira de freitas - MG |
ótimo tem alguns destes filmes que já asisti,pois acho que deveriam divulgar mais pois o amor entre mulheres está por ai cada vez mais assumido,bjs Elizabeth
|
|
10/01/2011 13:53: mark - SP |
alguns filmes muito bons:
1-Aimée e Jaguar
2-Meninos Não Choram
3-Uma Cama Para Três
4-Almas Gêmeas
5-Desejo Proibido - If These Walls Could Talk 2
6-Infâmia - The Children's Hour
7-Monster, Desejo Assassino
8-Nunca Fui Santa
9-Amigas de Colégio
10-Beijando Jessica Stein
11 - Cidade dos Sonhos
12 - Assunto de Meninas
13 - Imagine Eu e Você
14 - Segredos Íntimos
15 - Somente Elas
16 - As Horas
17 - 3 Lados do Amor
18 - Livrando a Cara
19 - Toque de Veludo
20 - Melhor que Chocolate
21 - Gia
22 - Meu Amor de Verão
23 - Arte e Amor
24 - Quando Duas Mulheres Pecam
25 - Quando a Noite Cai
26 - Entre Elas
27 - D.E.B.S. As Superespiõe
|
|
19/04/2011 19:41: Priscila - MG |
o melhor filme lésbico que já assisti foi Elena Undone o filme mostra realmente o amor e desejo de duas mulheres se tiverem oportunidade assistam não irão se arrepender.....preciso de mais dicas para fimes se puderem me passem por favor bjs
|
|
19/02/2014 15:33: DANIELLE DA MATA SILVA BAICERE - MT |
|
|
|