Quarta-feira, 23 de Abril de 2014
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
Chefe de polícia lésbica é demitida por prefeito homofóbico
Advogado que lutou contra união gay se rendeu à filha lésbica
Igreja Católica pede desculpas a gays e lésbicas no Uruguai
"Em Família": Clara fica com ciúmes ao ver Marina e Vanessa juntas em festa
Casal lésbico de Em Família divide público e novo beijo gay vira dúvida

Parada Gay de Sorocaba; 5 mil pessoas

03/09/2007:






Carlos Oliveira/Agência BOM DIA 
Movimento supera as expectativas de público e ganha adesão dos sorocabanos ao pedir passagem contra a violência 

A Quarta Parada do Orgulho Gay de Sorocaba levou cerca de cinco mil pessoas ao Parque Campolim, na tarde de ontem. O movimento coloriu as avenidas Antônio Carlos Cômitre e Barão de Tatuí, levantando a bandeira contra qualquer forma de preconceito e violência. A adesão do público foi recorde e superou as expectativas da comissão organizadora da festa, que estimava mobilizar três mil pessoas neste ano, de acordo com um dos organizadores, Humberto Mathias. Em 2006, a parada reuniu 300 pessoas no Campolim.

Ontem, enquanto o desfile ganhava as avenidas, muitos motoristas que subiam pelas pistas contrárias acenavam com as mãos ou mesmo estacionavam para acompanhar de perto a passagem de três trios elétricos.

Os caminhões eram puxados por ativistas e representantes de entidades ligadas aos movimentos sociais de Sorocaba, como as associações Girassol e Lua Nova e integrantes da Escola de Samba Carinhosa, da Vila Nova Esperança.

“Nosso objetivo é diminuir o impacto da discriminação que nós, GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais) sentimos”, declarou Paullette Monteiro, presidente do Grupo Girassol. O slogan da parada este ano é “Na luta contra a homofobia, racismo, discriminação, preconceito e toda forma de violência.”

Ao som de “I will survive”, a drag queen Zulu (Paulo César de Carvalho) comemorava, do alto: “Sorocaba é nossa!”. Rúbia Bittencourt veio de Campinas para apresentar a festa. E faixas pedindo respeito seguiam os dez metros lineares da bandeira com as cores do arco-íris.

No primeiro trio elétrico, cedido pela prefeitura, o secretário de Cultura, Ânderson Santos, acompanhou o desfile. A dispersão da parada aconteceu às 17h, na frente da Boate Blanko, na avenida Barão de Tatuí.

Público aprova a iniciativa
Daniele Benzoni, de 25 anos e o marido Juliano dos Santos Conçalves, 26, levaram os três filhos ao Campolim para acompanhar a Parada Gay. Isabela, 7, Lorane, 5, e Alisson, 2, estavam à vontade para curtir a festa. “É preciso mostrar para eles o mundo em que vivemos e que não podemos ter preconceitos”, explica a mãe.

Para o pai, o homossexualismo pode ocorrer em qualquer família, “ainda que ninguém queira”, comenta. Segundo Juliano, “as pessoas precisam estar preparadas para aceitar mais isso.”

A empresária Marina de Camargo, 55, parou no canteiro central da avenida Antônio Carlos Cômitre para ver o desfile. “No ano passado, eu estava indo ao shopping quando vi a manifestação. Neste ano, resolvi acompanhar mais de perto”, conta. Para ela, a manifestação é válida, como forma de luta contra o preconceito.

A aposentada Catarina Soares, 75, estava na casa de parentes que moram no Campolim. “Moro em Piedade mas quando soube da Parada Gay vim para cá para assistir também.” Segundo Catarina, a festa estava boa. “Os tempos são outros, temos que acompanhar.”

Enquanto o desfile descia a avenida, Cláudia Pires e Liana Beltrame, subiam de carro, do outro lado da pista e aproveitaram para tirar fotos pelo celular.

“Somos do Sul do país e ainda não tínhamos visto uma parada gay. Essa está bem animada”, avaliaram.







2/9/2007 Marisa Batalim

 

Comente esta matéria
Título: Parada Gay de Sorocaba; 5 mil pessoas
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
29/05/2009 19:41: SOLANGE - SP
QUANDO VAI SER A PARADA GAY DE 2009
 
27/07/2009 14:43: paulina p silva - SP
que data vai ser a parada 2009 e que horas
 
16/08/2009 23:58: mary - SP
não haverá mais parada!shit
 
14/09/2009 08:47: Kaique - SP
queria tanto ir na parada gay.. nao deu pra mim ir que bosta ..que dia vai ser de novo desta vesz eu vo ir . simmm...
 
14/09/2009 11:32: KRIKA - SP
Fuii na parada gay com minha familia e amigos,muito legal adoreii,tirei varias fotos com o pessoal são super simpaticos. "diga não ao preconceito"
sou simpatizante simm
 
14/09/2009 11:49: decio de oliveira - SP
ótima!!! Isso me emociona! Eu, apesar de esperançoso, não acreditava que a Parada Gay de Soroca chegasse a esse nível positivo.



 
14/09/2009 15:27: Régis (Rec) - SP
foi a minha primeira vez na parada gay,nunca fui de pensar em ir em alguma,mas esse ano descidi ir e gostei muito até realmente diminuiu meu preconseito sobre eles,e fiz amizades com algumas pessoas que pessam bem diferente de mim , no modo sexual XD
 
31/05/2011 17:02: Mayara - SP
Alguem sabe que dia e que mês vai ser a parada gay de Sorocaba 2011??Beijos a Tdos