Sábado, 19 de Abril de 2014
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
Reino Unido tem primeiro casamento homossexual de padre
'Fui forçado a assinar', diz ex-boxeador demitido após revelar ser gay
Conheça os ‘g0ys’, homens que se relacionam entre si, mas dizem não ser gays
Burlesque 17 de abril Party
Anderson Silva relembra episódio de racismo e diz que há muitos gays no MMA

Parada Gay de Sorocaba; 5 mil pessoas

03/09/2007:






Carlos Oliveira/Agência BOM DIA 
Movimento supera as expectativas de público e ganha adesão dos sorocabanos ao pedir passagem contra a violência 

A Quarta Parada do Orgulho Gay de Sorocaba levou cerca de cinco mil pessoas ao Parque Campolim, na tarde de ontem. O movimento coloriu as avenidas Antônio Carlos Cômitre e Barão de Tatuí, levantando a bandeira contra qualquer forma de preconceito e violência. A adesão do público foi recorde e superou as expectativas da comissão organizadora da festa, que estimava mobilizar três mil pessoas neste ano, de acordo com um dos organizadores, Humberto Mathias. Em 2006, a parada reuniu 300 pessoas no Campolim.

Ontem, enquanto o desfile ganhava as avenidas, muitos motoristas que subiam pelas pistas contrárias acenavam com as mãos ou mesmo estacionavam para acompanhar de perto a passagem de três trios elétricos.

Os caminhões eram puxados por ativistas e representantes de entidades ligadas aos movimentos sociais de Sorocaba, como as associações Girassol e Lua Nova e integrantes da Escola de Samba Carinhosa, da Vila Nova Esperança.

“Nosso objetivo é diminuir o impacto da discriminação que nós, GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais) sentimos”, declarou Paullette Monteiro, presidente do Grupo Girassol. O slogan da parada este ano é “Na luta contra a homofobia, racismo, discriminação, preconceito e toda forma de violência.”

Ao som de “I will survive”, a drag queen Zulu (Paulo César de Carvalho) comemorava, do alto: “Sorocaba é nossa!”. Rúbia Bittencourt veio de Campinas para apresentar a festa. E faixas pedindo respeito seguiam os dez metros lineares da bandeira com as cores do arco-íris.

No primeiro trio elétrico, cedido pela prefeitura, o secretário de Cultura, Ânderson Santos, acompanhou o desfile. A dispersão da parada aconteceu às 17h, na frente da Boate Blanko, na avenida Barão de Tatuí.

Público aprova a iniciativa
Daniele Benzoni, de 25 anos e o marido Juliano dos Santos Conçalves, 26, levaram os três filhos ao Campolim para acompanhar a Parada Gay. Isabela, 7, Lorane, 5, e Alisson, 2, estavam à vontade para curtir a festa. “É preciso mostrar para eles o mundo em que vivemos e que não podemos ter preconceitos”, explica a mãe.

Para o pai, o homossexualismo pode ocorrer em qualquer família, “ainda que ninguém queira”, comenta. Segundo Juliano, “as pessoas precisam estar preparadas para aceitar mais isso.”

A empresária Marina de Camargo, 55, parou no canteiro central da avenida Antônio Carlos Cômitre para ver o desfile. “No ano passado, eu estava indo ao shopping quando vi a manifestação. Neste ano, resolvi acompanhar mais de perto”, conta. Para ela, a manifestação é válida, como forma de luta contra o preconceito.

A aposentada Catarina Soares, 75, estava na casa de parentes que moram no Campolim. “Moro em Piedade mas quando soube da Parada Gay vim para cá para assistir também.” Segundo Catarina, a festa estava boa. “Os tempos são outros, temos que acompanhar.”

Enquanto o desfile descia a avenida, Cláudia Pires e Liana Beltrame, subiam de carro, do outro lado da pista e aproveitaram para tirar fotos pelo celular.

“Somos do Sul do país e ainda não tínhamos visto uma parada gay. Essa está bem animada”, avaliaram.







2/9/2007 Marisa Batalim

 

Comente esta matéria
Título: Parada Gay de Sorocaba; 5 mil pessoas
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
29/05/2009 19:41: SOLANGE - SP
QUANDO VAI SER A PARADA GAY DE 2009
 
27/07/2009 14:43: paulina p silva - SP
que data vai ser a parada 2009 e que horas
 
16/08/2009 23:58: mary - SP
não haverá mais parada!shit
 
14/09/2009 08:47: Kaique - SP
queria tanto ir na parada gay.. nao deu pra mim ir que bosta ..que dia vai ser de novo desta vesz eu vo ir . simmm...
 
14/09/2009 11:32: KRIKA - SP
Fuii na parada gay com minha familia e amigos,muito legal adoreii,tirei varias fotos com o pessoal são super simpaticos. "diga não ao preconceito"
sou simpatizante simm
 
14/09/2009 11:49: decio de oliveira - SP
ótima!!! Isso me emociona! Eu, apesar de esperançoso, não acreditava que a Parada Gay de Soroca chegasse a esse nível positivo.



 
14/09/2009 15:27: Régis (Rec) - SP
foi a minha primeira vez na parada gay,nunca fui de pensar em ir em alguma,mas esse ano descidi ir e gostei muito até realmente diminuiu meu preconseito sobre eles,e fiz amizades com algumas pessoas que pessam bem diferente de mim , no modo sexual XD
 
31/05/2011 17:02: Mayara - SP
Alguem sabe que dia e que mês vai ser a parada gay de Sorocaba 2011??Beijos a Tdos