Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
STF vota fim da proibição de doação de sangue por homossexuais
Jovem é agredido e ameaçado de morte, em festa, por ser homossexual
Dragon Ball Super: Elenco fala sobre possibilidade de Whis e Bills serem gays
Doação de sangue e o Supremo: saúde e igualdade
Frota perde ação, diz que juiz é do movimento gay e “julgou com a bunda”

Transexual lidera Câmara Municipal no interior do ES

30/12/2006:

Eliana Gorritti
Direto de Vitória
Divulgação

Moacyr é o primeiro transexual que assume um cargo político no Estado
 

Com o slogan "A transparência faz a diferença" Moacyr Sélia Filho (PFL), 49 anos, foi eleito presidente da Câmara de Nova Venécia, município no Norte do Espírito Santo. É a primeira vez que um transexual assume um cargo político no Estado. Moacyr Filho é o segundo transexual a presidir uma Câmara Municipal no País e atualmente é o único a exercer a função.

A eleição aconteceu na última terça-feira, 26 de dezembro, e contou com a presença de centenas de pessoas. "Só quem convive comigo pode ter noção do que representa essa vitória. A Câmara estava cheia, muitos amigos, minha família. É um fato que representa muito, sou um filho de Nova Venécia e todos aprenderam a me respeitar. Está até difícil andar nas ruas, todo mundo quer falar comigo e me dar os parabéns. Está um clima ótimo", comemorou.

Eleito, por seis votos a três, Moa, como é conhecido o mais novo presidente da Câmara, não nega que enfrentou preconceito durante a disputa. "Passei por muito preconceito. Houve pressão em cima dos colegas vereadores que se mostraram favoráveis a minha chapa", desabafou.

Durante 22 anos, Moa trabalhou em um salão de beleza. Formado técnico em contabilidade em 1975, disse que sempre foi apaixonado por moda e que, por vocação, chegou a trabalhar como estilista.

Em 2004, Moa foi eleito o primeiro vereador transexual do Estado. "Meu eleitorado é consciente. Entrei na vida pública pelo voto democrático. Detectei todas as necessidades das áreas carentes e a exclusão social. Não tive dificuldade para convencer meus colegas vereadores dos meus ideais. Mostrei para eles quem era o Moa de verdade. Demostrei isso durante esses dois anos".

Atualmente, é líder do prefeito Walter de Prá (PFL) na Casa. A posse vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 1º de janeiro. "Pelo segundo ano consecutivo, fui eleito vereador destaque em uma pesquisa feita no município. Agora, tenho que avançar, passar e deixar a minha marca. Quero dar um choque ético, moral e de credibilidade. Não posso sepultar essa oportunidade", explicou.

Moa ficará à frente do Legislativo de Nova Venécia nos próximos dois anos. "É uma responsabilidade muito grande e também uma grande conquista. Tenho um compromisso com a minha cidade e tenho que fazer a diferença. Vou chegar a todos os cantos do meu municípo, quero expôr o meu pensamento", afirmou.

Em relação à eleição de Clodovil para deputado federal, Moa foi enfático: "Nao irei à posse de Clodovil. Estive com ele em Brasilia e pude dizer que tenho certas divergências em relação a alguns de seus posicionamentos".

O primeiro transexual na história política do Espírito Santo garante que vai conduzir os trabalhos na Casa com pulso firme. "Estaremos sempre trabalhando em projetos voltados para as comunidades carentes. Não quero leis específicas. Queremos direitos iguais e vamos lutar por isso".

Moacyr Sélia Filho afirmou que, durante a sua gestão, todos terão direitos iguais e que a competência será o fator decisivo para fazer parte de sua equipe. "Não vejo problema algum em ter transexuais, gays ou homossexuais trabalhando na Câmara. Eles estão presentes em todos os lugares. Se forem competentes sou totalmente a favor".

O primeiro travesti eleito presidente de uma Câmara no País foi Kátia Tapete (PPS). Ela comandou o legislativo da cidade de Colônia, no interior do Piauí em 2003 e 2004. Atualmente Kátia é vice-prefeita do município.

 

Redação Terra

 

Comente esta matéria
Título: Transexual lidera Câmara Municipal no interior do ES
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
15/04/2009 18:06: vanessa - PR
sou vanessa pasti fiquei feliz em te conheçer sou filha de marlene pasti oliveira e eu sou neta de claudinha belique minha mae diz que voce é primo dela! eu moro em jesuitas paranaá. quero ter contato com vc?
me passa seus dados?
beijosss