Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
STF vota fim da proibição de doação de sangue por homossexuais
Jovem é agredido e ameaçado de morte, em festa, por ser homossexual
Dragon Ball Super: Elenco fala sobre possibilidade de Whis e Bills serem gays
Doação de sangue e o Supremo: saúde e igualdade
Frota perde ação, diz que juiz é do movimento gay e “julgou com a bunda”

Veto a beijo gay na TV causa ira e boicote

05/11/2005: da Folha Online

A 'censura' ao beijo gay no último capítulo da novela 'América' provocou reações de revolta nos sites voltados ao público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). Mas o caso também serviu para a expressão de opiniões aprovando o veto e manifestações de preconceito e discriminação contra os homossexuais.

'A Globo reforça o preconceito e cria ainda maior tabu em torno da naturalidade do amor entre pessoas do mesmo sexo. Foi triste, decepcionante. Foi uó', citou o site MixBrasil.

O site GLX também fez coro. 'A autora [de 'América', Glória Perez] perdeu uma grande oportunidade de ajudar a diminuir o preconceito numa novela tão ruim e sem conteúdo como essa.'

Beijaço

Internautas também se manifestaram em fóruns e no Orkut, onde pipocaram comunidades de protesto. 'Na hora do beijo que não aconteceu, me senti menosprezado por ser gay e não ver um beijo gay acontecer na TV', escreveu Eli no fórum do MixBrasil. 'Vamos fazer um beijaço em frente à sede da Globo para que eles possam ver que somos reais e não personagens', sugeriu outro participante. 'Foi um grande golpe para alavancar a audiência.'

Reprodução

'América' apenas insinuou beijo gay entre personagens
Algumas mensagens minimizaram a 'censura' ao beijo gay ('Com tanta exposição homossexual em todos os lugares precisava de mais uma? Uma a mais ou a menos não vai fazer diferença. Não acredito que se precise mais de tanta auto-afirmação').

O clima de desânimo e depressão também pincelou algumas mensagens: 'A gente pode levar 2,5 milhões em um domingo na avenida Paulista, fazer mais de 40 paradas em várias cidades, mas no final morremos todos na praia, abraçados uns aos outros'. Mas houve espaço também para o humor ('Quem roubou o beijo gay da novela? Haydée ou Lucy Mafra?') e atitude Poliana ('O fim poderia ser pior, o Junior poderia ser assassinado, por exemplo').

Outra mensagem, mais pragmática, deu o caminho das pedras: 'Se você quer ver beijos lindos de homens, vá no Google, coloque no assunto a ser pesquisado 'gay kiss' e depois clique em 'imagens'.'

Copa do Mundo

Outras até aprovaram o veto e deram vazão a comentários preconceituosos ('Achei sensato não aparecer esta pouca vergonha no horário nobre. Parabéns, Glória Perez, em não acabar a novela com baixaria' ou 'Achei corretíssimo o fim da novela sem o beijo de Junior e Zeca, é preciso resgatar a moral e a família', escreveram internautas no fórum do MixBrasil).

A expectativa criada em torno do beijo entre os personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) tomou uma dimensão de Copa do Mundo na comunidade GLBT.

'Esse beijo tem de ocorrer. O personagem foi muito bem construído e tem ajudado bastante a quebrar preconceitos. O beijo seria o coroamento de tudo isso. E já está mais do que na hora de, entre milhões e milhões de beijos héteros, também se mostre um nosso. Que venham mais', resumiu o espírito o site Gay Brasil, antes da exibição do último capítulo de 'América'.

'Eu escrevi', diz Perez

Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha, metade dos e-mails endereçados ao Departamento de Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça nas últimas semanas pedia a proibição do beijo gay entre Júnior e Zeca. O órgão, que recebe em média 250 mensagens por mês, argumentava que 'beijo não é critério de inadequação', seja entre hétero ou homossexuais.

Na próxima segunda-feira, no horário de 'América', começa a ser exibida a novela 'Belíssima', de Silvio de Abreu, que abordará o universo da moda. Nos fóruns da comunidade GLBT, já circulam mensagens pedindo o boicote à nova produção da Globo como reação ao veto ao beijo ('Boicote Breguíssima', 'Mude de canal').

Em uma página no Orkut, a autora de 'América' publicou uma mensagem: 'Eu escrevi e os atores gravaram, mas nem tudo depende de nós, ok?'. Neste sábado, haverá a reprise do capítulo. Ela desmentiu a versão dada pela cúpula da Globo de que a cena foi cortada a pedido da autora de 'América'.

 

Fonte: Folha on line

Comente esta matéria
Título: Veto a beijo gay na TV causa ira e boicote
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
28/10/2010 14:00: lua cheia - GO
a melhor coisa do mundo e fica com mulher.