Sábado, 21 de Outubro de 2017
Adicionar a Favoritos RSS Facebook Linkedin Twitter Wordpress
   
Selecione abaixo:



Anuncie AQUI
Celebridades GLBT
ClicRN
Estadão
Folha on Line
Istoé
Jornal da Paraíba
Paradas gays - News
Portal de Picos
Portal Terra
Saúde
Ultimas Notícias
Outras notícias
AccorHotels ativa rúgbi com treino aberto de time LGBT
Narcos: terceira temporada revela história de traficante gay
Roteiro gay por Paris
Finn e Poe vão se assumir gays em ‘Star Wars’? John Boyega responde!
Homossexualidade? "Asquerosa", diz ministro dos Direitos Humanos

Espanha autoriza casamento gay entre estrangeiros

09/08/2005: da Folha Online

O casamento homossexual celebrado entre um espanhol e um estrangeiro ou entre estrangeiros residentes na Espanha será válido, segundo resolução circular do Ministério da Justiça, publicada no boletim oficial do Estado.

Em 30 de junho passado, a Câmara dos Deputados da Espanha aprovou uma lei que permite o casamento gay e a adoção de crianças por esses casais.

"O casamento celebrado entre um espanhol e um estrangeiro ou entre estrangeiros do mesmo sexo residentes na Espanha será válido, por aplicação da lei material espanhola, ainda que a legislação nacional do estrangeiro não permita ou não reconheça a validez de tais casamentos", informa o texto.

A resolução declara ainda que funcionários públicos espanhóis não devem negar a possibilidade de pessoas do mesmo sexo casarem na Espanha, mesmo que essas pessoas sejam estrangeiras e seus respectivos países não aprovem o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.

"São as autoridades estrangeiras que devem decidir se o casamento realizado na Espanha entre pessoas do mesmo sexo tem efeitos no país estrangeiro ou não --por ser contrário à ordem pública internacional desses países", acrescenta o comunicado.

Em 11 de julho passado, foi realizado o primeiro casamento homossexual na Espanha, entre dois homens de Três Cantos, Madri. Em 22 de julho, foi celebrada o primeiro casamento entre duas mulheres, uma espanhola e uma argentina, na Catalunha.

Outros países
Em 20 de julho último, o Senado do Canadá aprovou lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo território canadense.

Na Bélgica, a aprovação do casamento gay aconteceu em 2003, e na Holanda, em 2000.

Nos Estados Unidos, o Estado de Massachusetts é o único que permite o casamento entre gays. Vermont e Connecticut aprovaram somente a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo.

O governo americano não reconhece o casamento gay.

Com Ansa

 

Fonte: Folha

Comente esta matéria
Título: Espanha autoriza casamento gay entre estrangeiros
Seu nome:
Seu Estado:
Seu e-mail:
Comentário:
Segurança: Confirme o código:
OBS.: Nos reservamos o direito de deletar toda e qualquer mensagem contendo palavões, baixarias ou até mesmo termos homofóbicos. Favor respeitar as devidas fontes de cada matéria.
Comentários
Não há comentários.