Livro sobre cenário LGBT dos anos 80 será lançado no dia 17

0

Rafael Bazo Júnior retratou em material impresso e em vídeodocumentário a diversidade cultural e de gênero no interior paulist.

O livro e vídeodocumentário “Diversidade Cultural e de Gênero no Interior Paulista nos Anos 80”, idealizado pelo coordenador de Cultura de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) Rafael Bazo Júnior, será lançado ao público no próximo dia 17, a partir das 20h, em evento no Espaço Cultural “Cidade do Livro”.

O projeto foi um dos selecionados em 2016 no edital de manifestações culturais com temática LGBT do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, que visa fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente os projetos.

As duas peças abordam o cotidiano dos jovens de Lençóis Paulista e região nos anos 80 sob o prisma da diversidade de gênero: os bares e casas noturnas que faziam sucesso na época, as relações pessoais sem a existência de tanta tecnologia, a sexualidade e o anúncio da Aids, que se espalhou pelo mundo naquela década com o estigma de doença de homossexuais.

“A ideia para a produção de um material que retratasse os anos 80 surgiu a partir da conversa com os amigos, que falavam com nostalgia de bares como o Pepeu’s e o Habeas Copos e outros da região”, conta Rafael, que é formado em publicidade pela USC em Bauru e tem pós-graduação em gestão cultural e Acessibilidade Cultural.

“A medida em que fomos pesquisando o assunto, sentimos a necessidade de falar também sobre a questão da sexualidade, visto que muitos homossexuais eram tratados de forma jocosa e até mesmo hostil, além da epidemia de Aids, que fez muitas vítimas e marcou esta década”.

PRODUÇÃO

Para a produção do livro e vídeodocumentário, foram realizadas entrevistas com profissionais liberais, artistas e empresários das cidades de Bauru, Pederneiras, Lençóis Paulista, São Manuel e Macatuba que fizeram parte do cenário cultural ou que lutaram pela aceitação de sua sexualidade naquela época.

O material conta com a participação da jornalista Kátia Sartori e do cinegrafista Gerson Fernandes da Costa Júnior e tem tiragem inicial de 1.000 cópias. Ele estará disponível na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa e também será enviado para acervos em todo o Estado de São Paulo.

 

https://www.jcnet.com.br/Regional/2018/01/livro-sobre-cenario-lgbt-dos-anos-80-sera-lancado-no-dia-17.html

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.