Fissura , Abscesso e Fistulas Anais

0

Fissura Anal É uma pequena lesão (ferida) de forma triangular, única e localizada sobre a pele do anus geralmente na sua parte posterior em 90% das vezes sendo freqüentemente confundida pelos pacientes como hemorróidas.
Obs. A dor da fissura é resultante da mesma estar na pele do anus e não sobre a mucosa.
Causa As fissuras estão mais comumente relacionadas em sua causa a passagem de fezes endurecidas e volumosas através de um anus estreito ou hipertônico. Outros fatores parecem estar envolvidos na causa da fissura anal, tais como diarréia, traumatismos e estase de sangue venoso.
Quadro Clinico Dor intensa é o sintoma mais freqüente referido pelos pacientes sendo geralmente aguda e descrita como cortante, lacerante, opressiva, em ferroada, queimadura ou corrosiva.
Perda de sangue vermelho vivo Referido geralmente após as evacuações.
Prurido ou Coceira Presente na pele em volta do anus e se deve a perda de secreção anal.
Diagnostico Sintoma típico é dor intensa as evacuações com perda de sangue vermelho rutilante, resultante da desproporção entre o tamanho das fezes e a abertura anal.
Toque retal Examinar sempre com pomadas anestésicas de ação local.
Endoscopia Anal É necessária para observação direta da fissura e afastar outras doenças do anus e reto que determinam sangramento anal.
Tratamento Clinico com laser e pomada cicatrizante é indicado para as fissuras agudas, geralmente para os pacientes com menos de seis meses de historia clinica, tomar 2l água por dia, dieta rica em fibras, cremes para a dor e cicatrização, laser de Helio-Neonio (este laser determina a cicatrização da fissura).
Sessões 3 a 5 sessões de 10 a 20 minutos, no consultório.
Botox é injetado dentro do músculo responsável pelo fechamento do anus e aparecimento da fissura, diminuindo a sua pressão em 30% e melhorando a irrigação do sangue levando a cicatrização da fissura; Volume injetado é de 20 a 25 unidades, Indicado para fissura crônica, realizado no consultório e resulta em 60 a 90% de cicatrização.
Abcesso e Fistulas Anais São comunicações entre o reto e a região peri – anal ou glúteo (exterior), geralmente primeiro se forma um abscesso que tem o seu inicio na mucosa do reto e vai crescendo ate drenar (pus) em um orifício na nádega, após a drenagem do abscesso fica um caminho ou trajeto que comunica o reto com o glúteo chamado de fistula que poderá fechar espontaneamente ou não.
Tratamento Drenagem cirúrgica, Antibiotiterapia: 7 dias, Anestesia local e sedação e Alta no dia seguinte.
Após a drenagem Cicatrização definitiva e formação de uma fistula ou trajeto, aberta devera ser retirada c/ laser de CO2, anestesia local e internação de 2 a 4 hs.
Medicina Integrada
Dr. Paulo Roberto dos Santos Branco . CRM 44954
Rua Coriolano, 391 : Lapa : São Paulo : SP
0.XX.11.9520.4135 : 3672.8943 : 3846.7973
Acesse o site para maiores informações:


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.